Patê de azeitona verde

 

Azeitona é maior bom neh? Preta ou verde, as bichinhas são uma delícia, menos quando a gente tem que ficar descaroçando elas, meu Deus, que coisa chata que é descaroçar azeitona! 

As azeitonas que usei pra essa receita vieram em uma cesta de Natal, e são daqueles pacotes grandes de azeitona, não é do pequeno não, tinha mais de 1kg de azeitona ali. 

Quando vi um pacotão de azeitona COM caroço, pensei "misericuerdia, quem que usa azeitona com caroço ainda?", e na força do ódio amor, tirei o caroço de mais de 1kg de azeitonas, na faca, e não foi apertando, ou com o funil, foi na fa-ca, pi-can-do! 

Azeitonas todas descaroçadas, vou fazer o que com tanta azeitona picada? 

PATÊ!

E patê é uma coisinha que salva a gente quando bate aquela fominha de coisa que a gente nem sabe o que é, as 14:00 de uma quinta feira sem graça, ou pra passar na torradinha da madrugada, né? 

Eu usei um processador, mas dá pra fazer no liquidificador tranquilo.

Ingredientes:

  • 1½ xícara de azeitonas sem caroço 
  • ½ lata de creme de leite sem soro
  • 1 colher de chá de cebola em pó
  • Cebolinha picada o quanto baste 
Como fazer:

Simples de tudo! 

  • Coloque tudo (quase tudo, não coloque a cebolinha) no processador ou liquidificador e bata até virar um creminho liso! Com o creme pronto, acrescente a cebolinha, mexa bem, e guarde em recipiente fechado, e tá pronto!

Agora você tem mais uma opção e não precisa comer torradinha com margarina ou torradinha sem nada!



Eu não acrescentei sal por motivos óbvios de que a azeitona já é salgada pra caramba, então não vi necessidade, mas se achar que ficou sem sal, coloque sal a gosto.

A cebola em pó é diferente do creme de cebola. 
Creme de cebola tem adição de sal e espessantes, e a cebola em pó não. 
Costumo comprar a granel em cerealistas na minha cidade, não é dificil achar e também não é caro, uma coisinha que vale a pena ter em casa! 


0 comments