Eu chamo essa torta, carinhosamente de "Torta de Paciência", porque precisa de paciência mesmo pra fazer, mas o sabor final é maravilhoso, vale a pena ter paciência e cuidado.
Ela é dividida em 3 partes, massa, creme e merengue, tendeu? Então haja paciência!!
ATENÇÃO: Essa massa dá pra usar em um monte de receitas, ela é bem coringa, vale a pena testar.
Para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente ou ponto de pomada
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 10ml de água gelada
Modo de fazer:
Aqui não tem segredo, em um recipiente coloque a farinha, a manteiga e ovo e vá misturando com as ponta dos dedos até virar uma farofa.
Virou farofa? De maneira gradativa, acrescente a água e sove até desgrudar dos dedos, vai juntando tudo que tá dentro do recipiente e misturando até não grudar mais nos dedos e na mão.
Não tá mais grudando? Faça uma bola, envolva em plástico filme (ou num saco plástico limpo) e reserve na geladeira por no mínimo 45 minutos.
Depois desse tempo, pré aqueça o forno em temperatura baixa, 180º/200º abra a massa, espalhe na forma, você pode usar forma daquelas onduladinhas ou forma de fundo removível (gente, a forma fica a critério, tá?).
Asse por cerca de 35 minutos ou até a massa ficar douradinha. Tire do forno e espere esfriar.
IMPORTANTE: Faça furinhos na massa com o garfo, isso vai ajudar sua massa a não estufar enquanto assa.
Para o creme de baunilha:
Isso é um creme básico de patisserie francesa, e muito gostoso!
- 500ml de leite
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 3 gemas sem pele
- Fava de baunilha aberta na hora, ou essência de baunilha
É obrigatório usar a fava? Não é, mas fica gostoso e vale a pena.
Nao achou a fava? Tá cara a fava aí na sua cidade? Não quer usar a fava? Usa essência que fica gostoso pra caramba também!
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em uma panela, e em fogo baixo, mexa com o fouet sem parar até virar um creme. Não precisa mexer freneticamente, é de maneira suave, mas não pode deixar de mexer.
A princípio ele ficará bem espumoso, e tá certo ficar espumoso, é por causa do fouet, mexa bastante até desgrudar o fundo da panela e ficar um creme firme.
"Ahhhh mas eu não tenho fouet!" Mexe com a colher de pau, com colher de silicone, com o que você tiver, o importante aqui é ser em fogo baixo, pra cozinhar essas gemas e não ficar com gosto de ovo, e pra que o trigo não se sobressaia ao sabor, é ele que vai engrossar seu creme, então, tem que ser em fogo baixo, começou a grudar no fundo da panela? Desliga pq nao é pra grudar, isso muda o sabor do creme e empelota, não queremos pelotas, queremos um creme lisinho e brilhante.
Desligou o fogo, pega esse creminho gostoso, transfere pra um pote e cobre com plástico filme, isso vai evitar que o creme forme uma película por ficar em contato com o ar enquanto esfria.
Esqueceu de fazer isso? Mistura tudo, até dissolver essa película, maaas, pode ficar pelotinha.
** Reserve esse creme e espere esfriar, junto com a massa. **
Para o merengue da cobertura.
Faremos um merengue suiço (tem infinitas receitas de merengue, mas essa é infalível e simples!)
- 3 claras (as claras que ficaram quando você separou as gemas pro creminho anterior).
- 1 xícara de açúcar
Modo de fazer:
Leve ao fogo médio uma panela pequena com água, ela será usada no banho-maria.
Numa tigela que caiba nessa panela, coloque as claras e o açúcar, encaixe na panela e mexa bem com o fouet por +- 4 minutos, até ficar liso, não deve ficar nenhum grãozinho de açúcar e as claras aquecidas.
Tenha cuidado pra não cozinhar as claras, esse processo é apenas para remover a viscosidade da clara, ela ficará mais líquida.
Transfira as claras aquecidas para a batedeira e em velocidade alta deixe batendo até ficar em ponto de pico ou até esfriar, você terá um merengue firme, brilhante e muito gostoso.
Reserve.
MONTAGEM:
Chegou a grande hora!!
Eu coloco os dois cremes no saco de confeitar, mas você pode fazer a montagem usando uma colher que o resultado fica bom também.
Desenformme a massa da torta e transfira para um prato grande.
Preencha o fundo da torta com o creme de baunilha, pode ser com uma colher, pode ser com o saco de confeitar, preencha de maneira que fique nivelado (use as costas de uma colher pra isso).
Com duas colheres, comece a distribuir o merengue formando picos, ou com o saco de confeitar, e vá distribuindo os morangos cortados ao meio da maneira que achar mais adequada.
Finalize com chocolate amargo ralado por cima, deixe na geladeira por cerca de 30 minutos antes de servir.
0 comments