Hoje é domingo, 12 de novembro de 2023, e ontem dia 11, fez 19 anos que minha avó se foi.
Minha avó não era uma mulher fácil, mas eu tenho muito orgulho da história dela e das coisas que ela ensinou pra gente através do exemplo, se eu pudesse transforma-la em palavras, sem dúvida a palavra seria força!
Ela não era a típica avó cozinheira (essa é minha outra avó, que aliás está viva e me ensinou a fazer massa italiana caseira), mas as coisas que cozinhava eram deliciosas, as férias em sua casa eram regadas a marmita na hora do almoço, café da tarde no clube na beirada da piscina - geralmente coxinha, pastel e coca cola - e no jantar pizza de mozarela, e miojo, hahahaha, são boas memórias.
Me recordo do café no fogão a lenha, eu consigo sentir o cheiro das coisas que eu falo, são memorias muito gostosas.
E aí minha mãe é filha da minha avó, e minha mãe faz o melhor bolo de cenoura da galáxia, nunca perguntei se ela aprendeu a fazer com a vó, mas a receita dela é incrível, o meu nunca chegou nem perto de ficar parecido, mas dá pro gasto, e hoje, com saudade da vó, com vontade de contar tanta coisa pra ela, de mostrar as meninas ... eu fiz o creme do pavê que ela fazia e coloquei no bolo, ousadia? Não sei, se que ficou gostoso, aqueceu meu coração e me fez matar a saudade dela, mesmo que bem pouquinho!
BOLO DE CENOURA
Massa:
No liquidificador, bater até virar um creme pastoso:
- 2 cenouras cruas, grandes descascadas e picadas
- 3 ovos em temperatura ambiente
- 180ml de óleo
Na tigela:
(peneire os seguintes ingredientes)
- 2 xícaras de farinho de trigo
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Despeje à mistura do liquidificador aos ingredientes secos e apenas misture à mão até incorporar a massa.
Leve para assar em forma previamente untada e enfarinhada (ou com desmoldante), por cerca de 40 minutos à 180º, ou até a superfície ficar douradinha, faça o teste do palito e quando sair sequinho, retire do forno e faça a calda enquanto ele esfria.
Creme de chocolate:
Em banho maria, derreta até ficar cremoso 1 barra de chocolate (usei de Ovomaltine da Hershey's), adicione 50ml de leite e 1 colher de sopa de cacau em pó.
Creme branco:
Bata em velocidade média 1 clara de ovo, quando atingir ponto de pico firme continue a bater e acrescente 1 colher de sopa de açúcar refinado, aguarde bater e acrescente a segunda, aguarde bater e acrescente a terceira (segundo minha avó, pra cada clara de ovo, são 3 colheres de sopa de açúcar), continue a bater (você não deve parar para acrescentar o açúcar, coloque-o pela lateral da batedeira pra não sair açúcar voando pra todo lado), pingue 3 gotinhas de limão e acrescente 1 colher de chá de essência de baunilha e por fim duas colheres de sopa de creme de leite.
O resultado deve ser um creme liso e brilhante (a base é de suspiro).
MONTAGEM:
Com o bolo já frio, desenforme-o e coloque em um prato, despeje o creme de chocolate por cima e com o creme branco em um saco de confeitar, vá confeitando seu bolo da forma que achar mais adequada (eu usei o bico de pitanga). Leve a geladeira por cerca de 30 minutos pra ficar mais firme e sirva.
0 comments